RESTROSPECTIVA/Santo Antão: Principais factos que marcaram a ilha em 2021

Ribeira Grande, 24 Dez (Inforpress) – Vários acontecimentos marcaram o ano de 2021 na ilha de Santo Antão em diferentes domínios e a Agência de Notícias Inforpress destaca os de maior relevo.

No domínio social, no município do Porto Novo, em Outubro, um indivíduo de 51 anos ateou fogo à sua ex-namorada, após tê-la espancado até ficar inanimada. O homem está em prisão preventiva a aguardar julgamento.

No mês de Agosto, os concelhos da Ribeira Grande e do Paul ultrapassaram a meta nacional de vacinação dos 70 por cento (%).

Já no município da Ribeira Grande, em Agosto, um jovem de 30 anos, que respondia pelo nome de Cândido Marçal, foi assassinado com um pedaço de balaústre. Os dois presumíveis autores do homicídio estão em prisão preventiva a aguardar julgamento.

Ainda também, no concelho da Ribeira Grande, no final de Novembro, uma mulher foi morta com cinco golpes de faca, alegadamente desferidos pelo marido, um homem de 63 anos, que está em prisão preventiva a aguardar julgamento.

No sector cultural, as festividades de São João, no Porto Novo, que se celebram em Junho, decorreram, pelo segundo ano consecutivo de forma condicionada em 2021, ano marcado pela retoma da tradicional peregrinação dos fiéis, mas com a imagem do santo padroeiro a ser transportada de carro pela primeira vez em mais de meio século de história desta romaria (foi sempre transportada pelos peregrinos).

Ainda a nível cultural, destaca-se a conquista, pelo jovem porto-novense Leonardo Rocha, da oitava edição do concurso nacional “Todo Mundo Canta”, que se realizou nesse mês, na Cidade da Praia, após ganhar a fase regional em Outubro.

O município do Paul ganhou, em Fevereiro, o seu primeiro centro cultural. Aquando da inauguração o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o concelho ficou “mais rico” em termos patrimoniais.

No mês de Maio, o Centrum Sete Sóis Sete Luas da Ribeira Grande retomou as suas actividades com uma residência artística entre o grupo musical Santo Antão Sete Sóis Band e dois artistas da ilha de La Reunion, França.

Também, em Novembro, na Ribeira Grande, promotores de eventos mostraram-se “optimistas” com a retoma das actividades culturais, embora recomendem “cautela” em relação à segurança sanitária.

Na economia, o destaque vai para a apresentação dos estudos do aeroporto de Santo Antão em Março, que apontaram para a viabilidade técnica dessa infra-estrutura portuária.

Operadores turísticos, no mês de Setembro, “pressionaram” as autoridades para o fim da lixeira municipal, que se situa na zona da Ribeira Brava, na fronteira entre Porto Novo e Paul, ainda antes da retoma do turismo.

Ainda na economia, assinala-se em Outubro a retoma do turismo de cruzeiro com Santo Antão a receber até Dezembro quatro escalas de navios de cruzeiro.

O Tiduca Hotel, de quatro estrelas, situado em Boca de Pistola, Ponta do Sol, reabriu as portas no mês de Outubro, após dois anos fechado devido à pandemia da covid-19.

No desporto, a atleta Itelvina Reis, natural do Porto Novo, tricampeã regional de Santo Antão nos 1.500 metros, sagrou-se, em Dezembro, campeã do circuito de trail curto feminino nacional e recebeu o prémio de atleta revelação do ano na gala da Cabo Verde Trail Series.  

O município da Ribeira Grande acolheu, pela primeira vez, no mês de Maio, a primeira fase nacional da Taça de Cabo Verde de xadrez. 

No Paul, um grupo de amantes do andebol criou a equipa “Victoria Sport Clube do Paul” com o intuito de massificar a modalidade no concelho e incluir jovens atletas na senda desportiva e actual.    

Um caso insólito, marcou Santo Antão, no município de Paul, onde a imagem de Nossa Senhora de Fátima aparentava lacrimejar. O fenómeno atraiu muitos curiosos ao local, no entanto, a Igreja Católica apelou à serenidade e respeito à imagem.  

JM/LFS//CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos