Santo Antão: Requalificação da baía do Tarrafal de Monte Trigo no centro das prioridades do Governo 

 

Porto Novo, 29 Jun (Inforpress) – A requalificação da baia e da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, Santo Antão, está “no centro das prioridades do Governo” que vai mobilizar financiamentos para a concretização do projecto, estimado em 29 mil contos.

O primeiro-ministro, que esteve esta quarta-feira no Tarrafal de Monte Trigo, no final de uma visita de uma semana a Santo Antão, garantiu que o projecto de requalificação da baia e da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo “justifica-se plenamente” dado o potencial económico dessa localidade.

O Governo, segundo Ulisses Correia e Silva, vai procurar financiamento para este projecto que, a seu ver “faz todo o sentido” pelo seu impacto económico e por valorizar Tarrafal de Monte Trigo, enquanto destino turístico.

“Podem ficar seguros de que este projecto entra nas nossas prioridades de investimentos para os próximos tempos”, afiançou o chefe do Governo, dirigindo-se à população do Tarrafal de Monte Trigo, zona que, além do turismo, possui grandes potencialidades a nível da pesca e da agricultura.

Tarrafal de Monte Trigo, pelo seu potencial económico, vai ser alvo de “uma atenção especial” por parte do executivo cabo-verdiano, segundo Ulisses Correia e Silva, que anunciou ainda investimentos na pesca nessa localidade.

Disse ter dado instruções para se fazer a avaliação e estudos sobre a possibilidade de construção de um porto de pesca e de recreio no Tarrafal de Monte Trigo, onde se situa um dos maiores bancos de pesca em Cabo Verde (o banco do Noroeste).

O projecto de requalificação da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo será executado em duas fases, sendo a primeiro, orçada em 23 mil contos, consiste na construção de um muro de protecção, de quebra-mar, de um ciclo via para fins desportivos, quiosques e uma via pedonal.

O chefe do Governo disse ter solicitado ainda à edilidade portonovense o projecto de requalificação da orla marítima da cidade do Porto Novo para financiamento.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos