Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão regista 16 casos de abuso sexual de menores no primeiro semestre de 2021 – diz delegada do ICCA

Paul, 20 Nov (Inforpress) — A delegada do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) afirmou hoje que Santo Antão registou este ano, até o mês de Agosto, 16 casos de abuso sexual de menores, sendo 14 do sexo feminino e dois masculinos.

Earcenia Nico fez essa declaração à imprensa após a abertura do fórum infanto-juvenil, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças e o 32° aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança (CDC). 

“Todas essas crianças foram identificadas e devidamente acompanhadas, no entanto, os casos também foram encaminhados ao Ministério Público”, explicou.

Conforme a mesma fonte, o “maior calcanhar de Aquiles” do ICCA são as denúncias que muitas vezes as pessoas não fazem.

É que, segundo Earcenia Nico, quando não há denúncias fica “mais difícil actuar”.

“Temos que sensibilizar as pessoas para entenderem que se trata de uma violação de privacidade da criança e do adolescente. Só assim poderemos ter mais denúncias e conseguimos executar da melhor forma a nossa actuação” acentuou.

A delegada do ICCA salientou ainda que a realização do fórum “serviu” também para “chamar atenção” aos intervenientes do sistema de protecção, nomeadamente as instituições do Estado e também das famílias e a sociedade na questão do dever de vigilância das crianças e dos adolescentes.

“As crianças e adolescentes abordaram durante o fórum questões como punição dos pais e encarregados de educação, visto que, o crime acontece no seio familiar e outras vezes a família tem conhecimento dos casos e não denuncia. Penso que é um caso que pode ser analisado” frisou.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos