Porto Novo, 04 Dez (Inforpress) – A Região Sanitária de Santo Antão promove, quinta-feira, uma conferência sobre a problemática do VIH/Sida com o propósito de avaliar o programa de combate à doença e os indicadores sobre a sua evolução nos três concelhos, desta ilha.
A directora da região, a médica Ângela Gomes, explica que essa conferência, que se insere no âmbito das comemorações do Dia Mundial do VIH/Sida em Santo Antão, visa suscitar “uma reflexão sobre a gestão do programa de luta contra esta doença nesta ilha e os indicadores dos diferentes concelhos.
Esse encontro, que vai ser dirigido por um infectologista, visa ainda sensibilizar, formar e partilhar experiências sobre a gestão dos casos do VIH registados em Santo Antão, além de reflectir sobre as práticas e novas estratégias de promoção das famílias dentro das comunidades.
Em Cabo Verde, segundo uma nota da Região Sanitária de Santo Antão, a prevalência do VIH tem sido “uma tendência decrescente”, principalmente em homens, tendo diminuído de 0,8 por cento (%) para 0,6% entre 2015 e 2018, tendência que se verifica, também, na transmissão vertical, com previsão de eliminação em 2020.
JM/ZS
Inforpress/Fim