Santo Antão: Rede de água domiciliária em Lombo Figueira na recta  final – responsável 

Porto Novo, 19 Mai (Inforpress) – A instalação da rede de água domiciliária em Lombo Figueira, no Planalto Leste (Santo Antão), já está na recta final, seguindo-se, ainda neste mês as comunidades de  Água das Caldeiras e Ribeirão Fundo, também nesse planalto.

O delegado municipal do Planalto Leste, Paulino Neves, confirmou que os trabalhos da rede de água domiciliária em Lombo de Figueira já estão na fase conclusiva, prevendo-se “para breve” o arranque das obras nos povoados vizinhos de Água das Caldeiras e Ribeirão Fundo.

As redes de água de Lombo Figueira, Ribeirão Fundo e Água das Caldeiras, financiadas pela Câmara Municipal do Porto Novo, abarcam cerca de uma centena de famílias, que vão passar a beneficiar, dentro de pouco tempo, da água canalizada.

A água potável chegou em Fevereiro ao Planalto Leste de Santo Antão, graças ao projecto de abastecimento de águas às zonas altas da ilha de Santo Antão, financiado em mais de 250 mil contos no quadro do II Compact de Millenium Challange Account (MCA).

A água chega ao Planalto Leste bombeada a partir de uma nascente no vale da Ribeira da Torre, no município da Ribeira Grande.

As estações de bombagem são alimentadas por  uma central foto voltaica, com uma potência de 80 quilowatts, instalada nos arredores da cidade do Porto Novo, também no âmbito do projecto de abastecimento de águas às zonas altas da ilha de Santo Antão.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos