Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Queijo e grogue da ilha das montanhas presentes em evento internacional da Afreximbank

 

Porto Novo, 26 Out (Inforpress) – O queijo e o grogue que se produz na “ilha das montanhas” são alguns dos produtos que, em Novembro, vão estar expostos num “stand” “made in Santo Antão”, durante um seminário internacional da Afreximbank, na ilha do Sal.

A mostra dos produtos “made in Santo Antão”, que deverá ainda incluir o café, cultura actualmente na fase de relançamento nesta ilha, acontece no quadro desse seminário internacional, que se vai debruçar, de entre outras questões, sobre a economia cabo-verdiana.

O evento é organizado pelo Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), em parceria com o Ministério das Finanças de Cabo Verde, e visa fortalecer a capacidade das partes interessadas do Afreximbank na compreensão do comércio internacional e questões de financiamento de projectos relacionados com o comércio.

Para o seminário estruturado da Afreximbank sobre o financiamento comercial, a ter lugar de 06 a 09 de Novembro, na ilha do Sal, são esperados cerca de 200 participantes, entre banqueiros e profissionais das instituições financeiras, de toda África.

A presença de Santo Antão nesse evento é o resultado já da presença da ilha das montanhas no IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, que decorreu na Cidade da Praia, de 17 a 20 de Outubro.

A câmara do Porto Novo, através de uma nota, a que Inforpress teve acesso, confirmou que o convite surge na sequência da “grande participação” deste município santantonense nesse fórum mundial, designadamente no espaço dedicado à divulgação dos produtos “made in Cabo Verde”.

“Devido à nossa grande participação no espaço de divulgação dos produtos ‘made in Cabo Verde’, fomos convidados pelo Ministério das Finanças, a participar no seminário internacional na ilha do Sal, organizado pelo Afreximbank e pelo Governo”, informou a autarquia.

A edilidade porto-novense está incumbida de montar, em colaboração com os outros municípios santantonenses, o “stand” de produtos “mande in Santo Antão” na ilha do Sal, durante esse seminário.

As ilhas turísticas do Sal e Boa Vista são os únicos mercados nacionais onde os produtos agrícolas de Santo Antão são colocados, tendo os produtores santantonenses exportado, desde 2013, para essas ilhas cerca de 500 toneladas de excedentes.

Porto Novo, além de ser o principal produtor de hortaliças em Santo Antão, tem feito também uma grande aposta na transformação de produtos e no engarrafamento do grogue e derivados.

O edil porto-novense, Anibal Fonseca, disse acreditar que a presença do Porto Novo no IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local abre boas perspectivas para este município em termos de cooperação descentralizada e investimentos privados.

“Tivemos a oportunidade de realizar encontros de trabalho com organizações internacionais que visam estabelecimento de parcerias ligadas a projectos municipais em carteira e à assistência técnica, mas também a mobilização de financiamentos”, adiantou.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos