Porto Novo, 14 Nov (Inforpress) – O projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão, que está a ser implementado no concelho do Porto Novo, está em destaque na 27ª. edição da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP27), que decorre no Egipto.
O projecto, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), e que visa o combate às alterações climáticas em Santo Antão, está patente na sala dedicada à Àfrica Oeste, onde está exposto o trabalho que tem vindo a ser feito nas zonas de intervenção, quais sejam, os planaltos Norte e Leste e Casa de Meio.
A vigésima sétima conferência sobre mudanças climáticas é promovida pela Organização das Nações Unidas e decorre até ao dia 18 de deste mês de Novembro, no Egito.
O projecto sobre sistemas agro-florestais tem sido destacado por vários organismos pelo seu impacto no combate às alterações climáticas nesta ilha de Santo Antão.
A União Europeia, financiador deste projecto, destaca, através de uma nota, o facto de o projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão permitir a adopção de técnicas agro-ecológicas inovadoras, a melhoria da disponibilidade de água para a agricultura e a formação de agricultores.
O projecto está a ser implementado em Casa do Meio e nos planaltos Norte e Leste de Santo Antão, onde foram instalados campos de experimentação de técnicas agro-ecológicas.
O projeto enquadra-se na iniciativa “Aliança Global de Combate às Alterações Climáticas + África Oeste” (GCCA + AO), financiada pela União Europeia.
JM/AA
Inforpress/Fim