Porto Novo, 06 Jan (Inforpress) – O projecto sobre manutenção da florestal no Planalto Leste, Santo Antão, implementado pela associação das mulheres deste planalto (Amupal), está a contribuir para amenizar o problema do desemprego nesta localidade, com criação de 30 empregos.
Quem o diz é a presidente da Amupal, Josefa Sousa, que enaltece também o impacto deste projecto na conservação do perímetro florestal do Planalto Leste, prevenindo-o contra incêndios, já que tem permitido a limpeza, monda e conservação de solos.
Este projecto, financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente em mais de um milhar de contos, é um dos vários projectos no domínio ambiental que esta associação tem em andamento no Planalto Leste, destacando ainda o projecto sobre a preservação da flora endémica e a instalação de um banco de sementes.
A Amupal, segundo a responsável, tem estado igualmente a fazer “uma forte aposta” em projectos turísticos, com o propósito de criar alternativas para as mulheres do Planalto Leste.
Esta associação dispõe de uma unidade turística, a Casa das Caldeiras, um empreendimento que tem estado a dinamizar o turismo no Planalto Leste, uma das zonas mais visitadas pelos turistas que chegam a Santo Antão.
Também, a Amupal tem em funcionamento uma unidade de transformação agro-alimentar, ocupando algumas mulheres chefes-de-família.
JM/ZS
Inforpress/Fim