Santo Antão: Projecto sobre conservação dos eco-sistemas marinhos lançado em Dezembro

Porto Novo, 17 Nov (Inforpress) – O projecto sobre a conservação dos eco-sistemas marinhos na ilha de Santo Antão e suas implicações regulamentares a nível social, liderado pela Universidade de Aveiro (Portugal), será lançado a 07 de Dezembro.

O acto de lançamento do projecto acontecerá no município do Porto Novo, no decorrer de um seminário sobre alterações climáticas promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, no quadro do projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão.

O projecto, cujo lançamento contará com a presença do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, é financiado pelo Programa Biodiversa Mais, uma parceria europeia para a biodiversidade que apoia a “investigação de excelência” sobre biodiversidade com impacto para a sociedade e as políticas.

Um documento sobre este projecto, a que a Inforpress teve acesso, diz que se trata de um projecto europeu que tem como objectivo mapear os “habitats” costeiros na ilha de Santo Antão, criando recomendações para planos de gestão, visando a redução ou mitigação dos impactos antropogénicos.

Este projecto pretende também realizar actividades de divulgação e capacitação para a conservação destes recursos de capital importância para Cabo Verde.

É um projecto que está a cargo da Universidade de Aveiro e conta com a participação de uma dezena de parceiros de quatro países europeus, sendo financiado pelo Programa Biodiversa Mais, uma parceria europeia para a biodiversidade que apoia investigação de excelência sobre a biodiversidade.

Santo Antão dispõe do parque marinho da Cruzinha, uma das cinco áreas protegidas existentes nesta ilha, que ainda possui os parques naturais terrestres da Cova/Paul/Ribeira da Torre, Moroços, Tope de Coroa e a paisagem natural das Pombas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos