Projecto sobre agricultura moderna integrada arranca da cidade do Porto Novo beneficiando 14 famílias

 

Porto Novo, 16 Ago (Inforpress) – O projecto sobre a agricultura moderna integrada da cidade do Porto Novo, financiado em sete mil contos, no quadro do Programa Nacional da Luta contra a Pobreza (PNLP), já arrancou para a satisfação das 14 famílias beneficiarias.

A Associação dos Moradores e Amigos da Ribeira Corujinha (AMARC), na cidade do Porto Novo, responsável pela execução do projecto, confirmou à Inforpress o arranque efectivo, esta semana, das obras do projecto, estimando que, até Dezembro próximo, as famílias contempladas já estarão a produzir.

O projecto, cuja implementação tem ainda a parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e edilidade porto-novense, consiste no equipamento de um furo com sistema de bombagem com energia fotovoltaica, construção de um reservatório de 50 toneladas, preparação de três hectares de terrenos para agricultura e instalação de rega gota a gota.

O projecto sobre a agricultura moderna integrada da cidade do Porto Novo faz parte de um pacote de projectos geradores de ressentimentos que o PNLP, através do programa de promoção de actividades socio-económicas no meio rural (Poser), lançou, em Julho, em Santo Antão, estimado em 23 mil contos.

O município do Porto Novo recebeu, no quadro desse pacote, projectos que ultrapassam os 17 mil contos, ligados à agricultura (melhoramento de terrenos e instalação de rega localizada) e à pecuária (criação de porcos e de pintos).

Ainda no quadro deste novo pacote de projectos, os concelhos do Paul e da Ribeira Grande foram beneficiados com projectos que ultrapassam os cinco mil contos, também ligados à agricultura e pecuária.

Os investimentos previstos para Santo Antão neste ano de 2017, no âmbito do Poser, co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Governo de Cabo Verde, devem rondar os 74 mil contos.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos