Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Projecto de restauração da Ponte de Canal pronto para ser submetido a concurso em Janeiro

Porto Novo, 20 Dez (Inforpress) – O projecto de restauração da Ponte de Canal, na Ribeira Grande de Santo Antão, está pronto e o concurso público para a adjudicação das obras será lançado na “segunda quinzena” de Janeiro próximo.

Quem o garante é o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que avançou que o concurso para a execução das obras de restauro da Ponte de Canal será “lançado com toda a certeza” na segunda metade do próximo mês.

O governante, que falava no Parlamento, esta quinta-feira, respondia, assim, à uma pergunta do deputado da Nação por Santo Antão, Odailson Bandeira, sobre o andamento do processo que levará à restauração desse património desta ilha, em 2020.

A reabilitação da Ponte de Canal é uma antiga reivindicação das autoridades e da população santantonenses que temiam a derrocada dessa infra-estrutura que é considerada um “ex libris” do concelho da Ribeira Grande e cuja recuperação já tem um orçamento de 30 mil contos, financiado no quadro do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade – PRRA.

Ponte de Canal é uma infra-estrutura hidráulica, construída no ano de 1956, que alberga na parte superior uma levada ou canal de água, que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e Boca de Coruja.

Foi edificado em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que por sua vez é encimado com molduras também em formato de arco romano.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos