Santo Antão: Projecto de preservação da flora endémica chega às escolas no Planalto Leste

Porto Novo, 29 Abr (Inforpress) – A floresta do Planalto Leste, em Santo Antão, está a ser alvo de um projecto sobre a preservação da flora endémica que, a partir da próxima semana, vai chegar às escolas do planalto, com acções de sensibilização. 

O projecto, que está a ser implementado Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), é financiado pelo programa das pequenas subvenções da Nações Unidas (GEF-SGP) e consiste na catalogação, preservação e aumento da população das espécies endémicas.   

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, explicou que já se fez a catalogação das espécies existentes neste planalto e, a partir da próxima semana, começam as acções de sensibilização das escolas, a começar pela escola de Lombo Figueira.  

Este projecto, segundo Josefa Sousa, é “um complemento” do projecto sobre sistemas agroflorestais, que está a ser implementado pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal) e do projecto sobre a criação de um banco de sementes, que está a cargo  da Amupal.

O Planalto Leste, reserva florestal desde 2009, abarca dois dos cinco parques naturais existentes em Santo Antão, ou seja, os parques dos Moroços e da Cova/Ribeira da Torre/Paul, este considerado o maior centro de biodiversidade de plantas endémicas de Cabo Verde, com 36 espécies, dos quais 16 estão em risco.  

Com o projecto sobre a preservação da flora endémica, a Amupal pretende identificar as espécies existentes em todo o perímetro do Planalto Leste, investir na sua preservação e, através de acções de plantação, aumentar a sua população.  

A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal) tem também na fase de montagem o primeiro banco de sementes da ilha de Santo Antão, que tem como propósito conservar 50 variedades de sementes nesta ilha.

O banco de sementes surge no âmbito de um projecto financiado através do GEF-SGP, uma iniciativa que consiste na recolha e conservação das diferentes variedades de sementes existentes nesta ilha.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos