Porto Novo, 22 Mar (Inforpress) – Os produtos transformados pela Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Santo Antão, foram admitidos ao concurso de candidatura ao sistema participativo de garantia (SPG) nos parques naturais desta ilha.
Conforme Amupal, a candidatura dos seus produtos (compotas, licores, doces) foi já aceite e avaliada por diversos profissionais ligados à produção agroalimentar em áreas protegidas, no âmbito de um projeto promovido pela Associação dos Amigos da Natureza e do Centro Internacional de Estudos Rurais (CERAI).
Em caso de aprovação, os produtos Amupal receberão o selo SPG.
Pelo menos dois produtos agro-alimentares originários dos parques naturais de Santo Antão serão certificados no âmbito deste concurso de candidatura ao SPG, nessas áreas protegidas.
O concurso foi lancado no quadro do projecto “agro-ecologia como instrumento para a conservação da paisagem terrestre e para a resiliência das comunidades rurais inseridas nas áreas protegidas e zonas de amortecimento dos parques naturais de Santo Antão, Santiago e São Nicolau”.
Com esta iniciativa, pretende-se certificar, pelo menos, dois produtos agro-alimentares, produzidos pelas organizações ou unidades localizadas nos parques naturais de Santo Antão.
A avaliação, segundo uma nota deste projecto, está a cargo de uma comissão pluridisciplinar, constituída por profissionais das diversas áreas relacionadas com a produção agro-alimentar em áreas protegidas e por representantes das comunidades.
O SPG, que constitui uma forma de garantir a origem, a qualidade e a segurança dos produtos, visa reconhecer e valorizar, de forma participativa, o processo de produção e o impacto de alguns produtos locais nos parques naturais de Santo Antão.
“A criação e promoção de um SPG nestes territórios, também, traz consigo a ideia de fortalecimento dos parques naturais, onde será dinamizado, agregando mais um indicador de sustentabilidade nestas áreas protegidas”, refere ainda a nota.
A sigla SPG (Participatory Guarantee Systems, em inglês) foi adotada durante o Seminário Internacional sobre Certificação Alternativa promovido em 2004 no Rio Grande do Sul (Brasil) pela International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM) e pelo Movimento Agroecológico de América Latina e Caribe (MAELA).
Durante este fórum, foram também estabelecidos princípios guias e orientações de base para a criação e promoção desta tipologia de certificação alternativa.
Saliente-se que os produtos transformados da Amupal já possuem selo de origem atribuídos aos produtos e serviços genuínos de Santo Antão.
Santo Antão tem três parques naturais terrestres (Cova/Paul/Ribeira da Torre, Moroços e Tope de Coroa) e um parque marinho (Cruzinha), além de uma paisagem natural (Pombas).
JM/CP
Inforpress/Fim