Santo Antão: Produtores agrícolas capacitados em boas práticas agro-ecológicas

Ribeira Grande, 29 Jul (Inforpress) – Um grupo de 30 produtores agrícolas dos três concelhos de Santo Antão, foram capacitados em boas práticas agro-ecológicas durante uma residência promovida no âmbito do projecto Produção Sustentável e Acesso ao Mercado em Santo Antão (ProSAM).

Em declarações à imprensa, o coordenador do CERAI em Cabo Verde, Adriano Palma, explicou que o projecto visa “influenciar” as comunidades rurais de Santo Antão para aumentar a produtividade agrícola e os rendimentos de forma sustentável.

Ou seja, prosseguiu a mesma fonte, o mesmo irá “contribuir” para a promoção da produção sustentável de alimentos nutritivos destinados ao autoconsumo das famílias rurais e da comercialização local, criando novos canais de comercialização para venda de excedentes da produção agrícola e contratos para mercados alternativos.

Por sua vez, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ribeira Grande, Orlando Jesus Delgado, enfatizou que esta residência agrária vai ao encontro das políticas do seu ministério.

“Temos laboratórios de produção de inimigos naturais para controlar pragas e doenças aqui em Santo Antão e a ideia é utilizar cada vez menos agrotóxicos nos terrenos agrícolas para a sustentabilidade da agricultura” pontuou.

Já um agricultor que participou na residência, Ivanildo Dias, acentuou que tirou muitos “subsídios” da formação principalmente no uso racional de pesticidas.

“Esta formação foi uma mais-valia para nós agricultores, pois aprendemos a fazer o uso eficiente de materiais locais para posteriormente termos uma agricultura moderna e com melhores rendimentos”, frisou.

A mesma fonte disse ainda que a iniciativa foi “louvável” e neste sentido apelou para que a mesma seja “repetida mais vezes”.

O projeto ProSAM foi financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e promovido pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), e conta como parceiros institucionais a Associação dos Amigos da Natureza (AAN), o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), e as Câmaras Municipais da Ribeira Grande, do Porto Novo e do Paul.

LFS/HF

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos