Santo Antão: Problemática de abuso sexual das crianças constitui a maior preocupação do ICCA – presidente 

Porto Novo, 22 Set (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) está preocupado com a problemática de abuso sexual das crianças em todo o País, mas particularmente em Santo Antão, onde tem havido “vários casos” denunciados.

Quem o diz é a presidente do ICCA, Maria Livramento Lima, segundo a qual a instituição que dirige está a discutir com os seus parceiros a forma de actuação com vista a reduzir os casos de abuso sexual de crianças em Cabo Verde e, em particular, em Santo Antão.

“A nossa preocupação em relação ao País e a Santo Antão, em particular, são os casos de abuso sexual de crianças. Estamos a discutir a nossa actuação para que possamos reduzir os casos”, declarou a presidente do ICCA, que se encontra na ilha de Santo Antão.

Maria Livramento Lima, que falava à imprensa no final de um encontro, no Porto Novo, sobre a situação da infância neste município face à pandemia de covid-19, disse não entender “porque ainda continua a haver vários casos denunciados de abuso sexual”, no País.

Congratulando-se “com a sensibilidade das pessoas” que têm vindo a denunciar casos de abuso sexual, o que tem permitido o ICCA actuar, Maria Livramento Lima acredita que, juntos com os parceiros, a instituição vai encontrar a melhor forma de trabalhar não só a vítima, como também a família.

Uma família sensibilizada e que cuida das crianças é a via para se reduzir a possibilidade de abuso sexual no seio familiar, defendeu a responsável, que aproveitou ainda o encontro no Porto Novo para analisar com os parceiros as perspectivas do ano lectivo.

“Estamos a ver o que podemos melhorar com a abertura das aulas em Outubro e, também, junto com os nossos parceiros trabalhar a questão do pós-covid-19 e ver qual será a nossa actuação para os direitos das crianças sejam respeitados”, sublinhou a presidente do ICCA.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos