Santo Antão: Presidente do IPC confirma início das intervenções na Ponte Canal

Porto Novo, 03 Dez (Inforpress) – As obras de recuperação da Ponte Canal, na Ribeira Grande, iniciam-se “a breve trecho”, faltando apenas proceder à adjudicação para o arranque das obras, financiadas em 40 mil contos pelo Governo de Cabo Verde.

O presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Fernandes, confirmou que foi já escolhida a empresa que vai executar os trabalhos, faltando somente concluir o processo de adjudicação para o arranque do projecto, que deve acontecer já em Janeiro.

Em Novembro, no Parlamento, o ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abraão Vicente, tinha assegurado que os 40 mil contos destinados à reabilitação estrutural da Ponte Canal continuam consignados no Orçamento do Estado, pelo que a obra,  financiada no âmbito do programa de requalificação, reabilitação e acessibilidades  (PRRA), vai realizar-se em 2021, “com a mais absoluta certeza”.

Avançou, nessa altura, que o contrato de consignação da obra seria assinado “ainda antes do final deste ano, com a previsão de arranque em Janeiro”.

A Ponte Canal é uma infra-estrutura hidráulica, construída em 1956, que alberga na parte superior uma levada, que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações de Boca de Ambas-as-Ribeiras e Boca de Coruja, no interior do concelho da Ribeira Grande.

O presidente do IPC, que esteve, no início desta semana, em Santo Antão, disse ter analisado com o presidente da câmara da Ribeira Grande, Orlado Delgado, a necessidade deste instituto “dar a devida atenção” às antigas estruturas de irrigação existentes nesta ilha, das quais faz parte a Ponte Canal, que acabam por ser um património.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos