Porto Novo, 12 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje, em Santo Antão, a necessidade de continuar a investir na construção de mais barragens superficiais e subterrâneas na ilha.
José Maria Neves, que falava no acto de lançamento do Ano Internacional das Montanhas, que teve lugar no Planalto Leste, disse que Santo Antão é uma das ilhas com maior capacidade em termos de recursos hídricos, precisamente por causa das suas montanhas.
Ainda assim é preciso continuar a construir barragens nesta ilha para reter a enorme quantidade de água potável que entra no mar, avançou.
“Em Santo Antão precisamos ainda construir mais barragens subterrâneas. É um tipo de infra-estrutura que retém muita água”, sublinhou o chefe de Estado, realçando o facto de a água ser uma das questões importantes a se ter em conta neste Ano Internacional das Montanhas.
José Maria Neves defendeu também a aposta na dessalinização e na recolha e tratamento de águas sujas para a agricultura.
É o caso do Porto Novo, município onde é urgente a instalação de um sistema de recolha e tratamento de águas residuais com vista à sua reutilização na agricultura.
Saliente-se que Santo Antão dispõe de uma barragem superficial situada no vale da Garça (Ribeira Grande) e uma barragem subterrânea, em Chã de Branquinho, no Porto Novo.
JM/CP
Inforpress/Fim