Santo Antão: Presidente da Associação dos Pescadores lembra ao Governo que ilha precisa “urgentemente” de um porto de pesca

Porto Novo, 06 Dez (Inforpress) – O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Neves, lembrou, hoje, ao Governo das infra-estruturas de pesca prometidas a Santo Antão, ilha que dispõe, a seu ver, “dos melhores armadores” e da “terceira frota semi-industrial nacional”.

Atlermiro Neves entende que Santo Antão “precisa urgentemente do porto de pesca e o município do Porto Novo de um mercado de peixe”, e pediu ao Governo o “financiamento” destas infoestruturas “dentro de uma visão de desenvolvimento harmonioso e equilibrado” de Cabo Verde.

A Associação dos Pescadores do Porto Novo insiste na necessidade da edilidade portonovense construir o mercado de peixe, espaço “há vários anos” reivindicado pelos operadores de pesca artesanal, neste município.

Porto Novo, com mais de 50 peixeiras, dispõe de uma peixaria, situada no centro comercial local, mas que consegue apenas albergar uma minoria das vendedeiras do pescado.

Entretanto, dois cais de pescas, sendo um na cidade do Porto Novo e outro no Tarrafal, e um arrastadouro de botes em Monte Trigo são projectos que o Governo diz ter em carteira para potenciar as pescas neste município, onde se situa-se uma dos maiores bancos de pesca em Cabo Verde (banco do Noroeste).

O Governo informou ainda estar na fase de conclusão um estudo que dará “indicações” ao Executivo sobre que tipo de infra-estruturas devem ser construídas, já a partir de 2020, em várias comunidades piscatórias em Cabo Verde, para o apoio à actividade pesqueira.

O estudo, que contempla as comunidades em Santo Antão, está a ser elaborado pela Empresa de Administração dos Portos (Enapor), devendo ficar pronto ainda neste mês de Dezembro.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos