Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Porto Novo vai receber filial da Academia de Artes Cesária Évora – ministro

Porto Novo, 19 Set (Inforpress) – Porto Novo receberá, ainda este ano, ou nos princípios de 2018, a filial da Academia das Artes Cesária Évora, existindo já um espaço identificado onde, depois de receber “alguns arranjos”, passará a funcionar a extensão dessa academia.

A informação foi avançada, segunda-feira, pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, depois de ter visitado alguns espaços de interesse patrimonial e cultural no Porto Novo, no quadro de uma visita que está a efectuar à ilha de Santo Antão.

Segundo o ministro, Porto Novo é um dos municípios que têm melhores condições para receber filiais das instituições do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, existindo, entre outras estruturas, um espaço onde vai funcionar a filial da Academia Cesária Évora para o ensino da música popular de Santo Antão.

“Temos no Porto Novo a possibilidade de criarmos extensões das instituições ligadas ao Ministério da Cultura e Indústrias Criativas. Teremos uma extensão do IPC (Instituto de Património Cultural) com a criação do museu das romarias e uma filial da Academia Cesária Évora”, avançou o governante.

Além disso, Porto Novo dispõe de um auditório municipal, que precisa ainda ser equipado, de um edifício onde funcionará o centro de artes e ofícios e a Aldeia Cultural “Nós Raiz”, que, segundo Abraão Vicente, é “o melhor espaço cultural” que já visitou em Cabo Verde e que pode ser “um ex-líbris” e “um grande centro cultural” da ilha de Santo Antão.

Num encontro realizado com os agentes culturais no Porto Novo, Abraão Vicente foi confrontado com várias preocupações, com destaque para a falta de uma sala de espectáculos, de uma biblioteca municipal e espaços de ensaios, além da ausência de apoios na promoção cultural.

Em relação à falta de uma sala de espectáculo, o Ministério da Cultural e Indústrias Criativas vai “assessorar” a Câmara Municipal do Porto Novo na dinamização do espaço da Aldeia Cultura “Nós Raiz”, que está sub-aproveitado.

Com poucos investimentos esse espaço pode oferecer “excelentes condições” para a realização de eventos culturais a nível da música, artesanato, gastronomia, de entre outros, avançou.

Segundo o ministro, a ideia é fazer desse espaço, construído em 2013, um ponto de encontro dos artistas santantonenses.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos