Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Porto Novo celebra hoje dia de São João com missa solene em honra ao santo padroeiro

Porto Novo, 24 Jun (Inforpress) – Porto Novo celebra hoje, 24, o dia de São João Baptista, santo padroeiro do concelho, marcado sobretudo com missa solene seguida de procissão, actividades que reúnem “milhares” de cristãos vindos de vários recantos da ilha de Santo Antão.

A missa em honra ao santo padroeiro, com a presença do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e do ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, é celebrada na ribeira da antiga capela e constitui o ponto alto de um intenso programa religioso à volta de São João.

Este programa teve, sábado, um dos seus momentos mais aguardados, que é a peregrinação dos fiéis com a imagem do santo, entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo, num trajecto de 22 quilómetros.

A missa solene é celebrada na ribeira da antiga capela de São João Baptista, na cidade do Porto Novo, sítio que a Igreja Católica, em parceria com a edilidade porto-novense, pretende transformar  num santuário do santo padroeiro.

Foi nessa ribeira, considerada pelos porto-novenses a “raiz” do Porto Novo, que foi construída, há 113 anos, a primeira capela deste concelho para abrigar a imagem do santo padroeiro, que até à data “vivia” numa gruta nessa mesma ribeira à guarda de uma anciã conhecida por Mãe Maia (Mê Maia), figura lendária do século 19.

As festas de São João, cuja imagem terá chegado a Cabo Verde em 1616 (século 17) passaram a ser celebradas no Porto Novo a partir de 1898, com a criação da paróquia local, sediada, até 1962, em Ribeira das Patas, onde foi construída uma capela, conhecida como “casa de São João”.

Este ano, as festividades do santo padroeiro do Porto Novo estão a ser comemoradas sob o signo de patrimonial cultural imaterial  nacional.

A Igreja Católica traçou como tema destas festas  “São João Baptista e a cultura do encontro” como forma de troca e partilha de culturas.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos