Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – Os porto-novenses regressam a partir de hoje à vida habitual depois de cerca de um mês a festejar o São João, o santo padroeiro do município do Porto Novo, com actividades de cariz desportivo, cultural e religioso.
As festividades arrancam, geralmente, em Maio, com a realização de actividades desportivas e com a peregrinação da imagem do santo pelas diferentes comunidades, mas são abertas, oficialmente, no primeiro dia de Junho com uma alvorada de tamboreiros e coladeiras.
São praticamente 30 dias de actividades, que se intensificaram a partir do dia 17 de Junho, com a abertura da feira agro-pecuária, evento que, este ano, levou ao polivalente de Berlim, na cidade, “milhares de pessoas” provenientes de vários cantos da ilha de Santo Antão.
Entre os dias 17 e 25 de Junho, a cidade do Porto Novo respirou cultura por todos os lados, graças aos inúmeros eventos que recebeu, sendo de destacar o lançamento de várias obras literárias, exposição de artesanato, espectáculos musicais e de dança, workshop de tamboreiros, oficina de construção de navios de São João.
O desfile dos grupos de Romaria de São João, que aconteceu no dia 22 de Junho, marcou um dos momentos altos das festas, assinaladas ainda pela retoma da peregrinação da imagem do santo entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo.
O tradicional encontro dos emigrantes e os espectáculos/bailes no antigo campo de futebol foram outras actividades que marcaram as festas de São João no município do Porto Novo, encerrado sábado, 25, na Ribeira das Patas.
A nível da música, passaram por Porto Novo, durante as festas, nomes como Kino Cabral, Dynamo, Cordas do Sol, Ceusany, Josslyn Medina, Bugun Martins, Rodji, Anísio Rodrigues, Diva Barros, Betinho, Dany Lobo, entre muitos outros.
JM/AA
Inforpress/Fim