Santo Antão: Plano de reordenamento florestal contempla Porto Novo com 80 empregos 

Porto Novo, 12 Mai (Inforpress) – Oitenta postos de trabalho vão ser criados nos próximos quatro meses no município Porto Novo, em Santo Antão, no quadro do programa de reordenamento florestal, que abarca o Planalto Norte e a Ribeira dos Bodes.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente avançou que no âmbito do programa de reordenamento florestal foram já assinados contratos com as associações Tope de Coroa, no Planalto Norte, e da Ribeira dos Bodes para a realização de acções ligadas à limpeza florestal e conservação de solos.

Os contratos têm duração de quatro meses, período em que vão ser criados 80 postos de trabalho (40 em cada localidade), contribuindo ainda, além de promover acções de cariz ambiental no quadro do plano de reordenamento florestal, para atenuar os efeitos da seca que assola Porto Novo, realçou este responsável.

O delegado Joel Barros, em declarações à Inforpress, abordou ainda a questão da água para o gado no município do Porto Novo, negando que os criadores tenham que esperar quatro meses para ter acesso à água para os animais. 

“Não corresponde à verdade que os criadores tenham que esperar quatro meses para ter água”, sublinhou, explicando que, neste período mais quente do ano, que decorre entre Maio e Setembro, em que “a demanda é maior”, a espera “não passa de 20 a 25 dias”.

Acontece que, neste momento, a viatura auto-tanque do Ministério da Agricultura e Ambiente encontra-se avariada, mas este ministério tem um acordo com a Câmara Municipal do Porto Novo para assegurar o abastecimento de água aos criadores de gado até que o auto-tanque deste ministério fique operacional.

O ministério tem estado a subsidiar em 75 por cento (%) o transporte de água aos criadores de gado, “uma ajuda crucial” a uma actividade económica “importante” no concelho do Porto Novo, com um dos maiores efectivos pecuários do País, mais de 25 mil cabeças de gado.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos