Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão/Planalto Leste: Parque natural Cova/Ribeira da Torre/Paul é destaque da revista Turimagazine

Porto Novo, 18 Nov (Inforpress) – O parque natural de Cova/Ribeira da Torre/Paul, em Santo Antão, é destaque da revista cabo-verdiana Turimagazine, que enaltece, na sua edição deste mês, o facto desta área protegida constituir “a amostra mais representativa dos ecossistemas húmidos” desta ilha.

“Este parque é, sem dúvida, a amostra mais representativa dos ecossistemas húmidos de montanha da ilha de Santo Antão e um dos mais importantes ecossistemas agrícolas de Cabo Verde”, enaltece a revista ligada ao turismo, segundo a qual esse sítio representa “até agora o centro com maior diversidade de espécies de plantas endémicas” de todo o arquipélago.

Contudo, das 30 espécies endémicas inventariadas neste espaço, 16 constam da “lista vermelha” de Cabo Verde.

“Toda essa área é afectada pela falta de qualquer tipo de planeamento ou regulamentação. Esta limitação em termos de gestão ameaça sua biodiversidade, qualidade da água e potencial turístico”, notou.

Existem, pelo menos, dez pequenas comunidades numa extensão de 3.127 hectares, com uma população de quase duas mil pessoas, vivendo dentro dos limites deste parque, que foi galardoado, em 2019, com o prémio internacional Melina Mercouri, instituído, em 1995, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para a salvaguarda e gestão de paisagens culturais.

O Governo, através do Instituto do Património Cultural (IPC), prepara, em parceria com as associações locais, a implementação do prémio Melina Mercouri, atribuído ao parque natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre, que visa trabalhar na preservação e valorização” desta área protegida, através de um conjunto de acções participativas e de consciencialização, envolvendo os parceiros que actuam na gestão desta zona.

O parque natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre constitui um “Bem” inscrito na Lista Indicativa de Cabo Verde na Unesco, desde 2004, como Bem Misto/Paisagem Cultural”.

Santo Antão, a nível das áreas protegidas, além dos parques naturais de Cova/Ribeira da Torre/Paul, Moroços e Tope de Coroa, dispõe ainda das paisagens naturais das Pombas e Cruzinha.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos