Porto Novo, 24 Jan (Inforpress) – Os criadores de gado em Lagoa do Planalto Leste e arredores, em Santo Antão, estão “aflitos” devido ao problema de ração e estão a recorrer à compra de arroz para dar aos animais, alertou hoje o líder comunitário.
O presidente da Associação comunitária Luz Viva, em Lagoa do Planalto Leste, Aristides Morais, disse à Inforpress que a situação é “mais do que preocupante” com “as famílias em aflição” porque estão a ficar sem rendimentos já que “as cabras (leiteiras) estão a secar” devido à falta de ração.
“Muitos estão a comprar arroz para dar aos animais, mas infelizmente o próprio arroz está a faltar no mercado para aflição dos criadores de gado”, avançou este responsável, que alertou para a situação das famílias, cujo sustento depende da pecuária.
Já por duas vezes, esta associação conseguiu adquirir junto de uma empresa em São Vicente alguma quantidade de ração (100 sacos) que aliviou problema por pouco tempo, adiantou o líder comunitário, para quem os criadores de gado nesta localidade estão a passar por “uma situação nunca antes vista”, num ano em que não choveu.
Também, em outras comunidades do Planalto Leste a situação por que passam os criadores de gado devido à falta de ração é de “angústia”, segundo o criador Domingos Morais, residente em Espadaná.
Igualmente, na zona baixa do município do Porto Novo, o representante da associação local dos criadores de gado, Romeu Rodrigues, alertou para o “estado anémico” dos animais, muitos dos quais estão a morrer.
JM/CP
Inforpress/Fim