Santo Antão/Planalto Leste: Amupal implementa mais um projecto ligado à recuperação da floresta

Porto Novo, 30 Out (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), Santo Antão, prepara-se para iniciar, a partir de Novembro, mais um projecto no âmbito da recuperação da floresta local que, em 2018, foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

A presidente da Amupal, Josefa Sousa, confirmou que esta associação já tem garantia do financiamento do Ministério da Agricultura e do Ambiente (MAA) para a implementação de mais este projecto no quadro da recuperação da floresta do Planalto Leste, que consiste na produção e fixação de plantas.

Ao longo deste ano, esta associação já implementou, neste âmbito, dois projectos ligados a produção de plantas (cerca de dez mil) e à manutenção da floresta, mais concretamente, a requalificação de valas e caldeiras na zona atingida, em 2018, pelo incêndio florestal, que consumiu 200 hectares dessa reserva florestal.

O plano de recuperação da floresta do Planalto Leste, iniciado em 2019, e com duração de três anos, está a ser implementado pelo MAA em parceria com as associações locais, com intervenções contínuas que visam, segundo este ministério, o envolvimento das comunidades.

Esse mesmo plano, orçado em 30 mil contos, tem incidido na preparação dos terrenos, produção de plantas, campanhas de reflorestação, limpeza da floresta e montagem de um sistema de vigilância nesse perímetro, alvo de incêndios, desde 1994.

JM/DR

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos