Ribeira Grande, 21 Mai (Inforpress) – Um grupo de pesquisadores holandeses vão estar no final deste mês de Maio em Santo Antão para realizar um estudo que visa identificar o tipo de cães que ataca o gado na ilha.
À Inforpress o voluntário do projecto “Um cão, um amigo”, da Fundação dos Amigos do Paul, na Holanda, Ilton Lima garantiu que estes pesquisadores vão estar em Santo Antão nos três concelhos – Ribeira Grande, Paul e Porto Novo – durante um mês onde vão estudar o tipo de cão que tem dizimado o gado em toda a ilha.
A vinda destes pesquisadores, segundo a mesma fonte, insere-se no projecto “Um cão, um amigo”, da Fundação dos Amigos do Paul, na Holanda.
Um pouco por toda a ilha de Santo Antão, os criadores de gado têm estado a alertar para o problema dos cães vadios, informando que os prejuízos têm sido “enormes”.
No mês de Março deste ano os cães vadios voltaram a atacar o gado caprino na zona baixa do município do Porto Novo, em Santo Antão.
Segundo o representante dos criadores de gado, Romeu Rodrigues, os cães vadios estão, novamente, a dizimar o gado caprino na zona baixo do Porto Novo, para o “desespero” dos criadores de gado, que estão a registar prejuízos avultados com essa situação.
Para Romeu Rodrigues, esses cães, que deambulam pelos diferentes campos de pastagem em Santo Antão, continuam a tirar o sono aos criadores de gado, que clamam por uma solução a este problema, considerado “uma ameaça” à actividade pecuária nesta ilha.
No município do Porto Novo, foi criada, há cerca de um ano, uma comissão de acompanhamento desta problemática para “preparar medidas”, visando resolver o problema, que ameaça a actividade pecuária neste município e em toda a ilha de Santo Antão.
LFS/ZS
Inforpress/Fim