Porto Novo, 10 Dez (Inforpress) – Os equipamentos que permitem o acesso da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Santo Antão estarão instalados até ao primeiro trimestre de 2020, altura em que esta ilha ficará, “de vez”, livre do problema de sinal televisivo.
Essa informação foi avançada pelo deputado da Nação por Santo Antão, Damião Medina, que disse ter indicações “da tutela”, segundo as quais, “no primeiro trimestre de 2020”, os 17 pontos de acesso à TDT nesta ilha já estarão instalados.
As obras estão em andamento, com a construção das plataformas e abrigos, segundo este parlamentar do MpD (poder), que diz ter recebido do Governo informações que apontam para a conclusão dos trabalhos nos primeiros três meses do próximo ano.
“O projecto TDT está em andamento. Vão ser instalados 17 pontos de sinais em toda a ilha, desde Tarrafal de Monte Trigo até Cruzinha”, informou Damião Medina.
A Cabo Verde Broadcast diz estar, nesta altura, a resolver “algumas pendências” que têm atrasado a conclusão dos trabalhos em Santo Antão, ilha que, admite esta empresa, tem apresentado maiores dificuldades na instalação da TDT em Cabo Verde.
Dificuldades de acesso a vários sítios para a instalação das antenas, o facto de em alguns pontos da ilha não haver energia eléctrica e problemas na obtenção de terrenos para construção de centros emissores são alguns factores que têm condicionado o processo em Santo Antão.
Entretanto, grande parte do município do Porto Novo já consegue captar o sinal da TDT, via São Vicente, segundo um técnico da Cabo Verde Broadcast.
As características da própria ilha exigem a criação de vários pontos de acesso à TDT em todos os três municípios de Santo Antão, onde estão a ser instalados 17 pontos de acesso.
JM/ZS
Inforpress/Fim