Santo Antão: Orlando Delgado reapresenta projecto do estádio do Tarrafal no meio de protesto de munícipes (c/áudio)

Ribeira Grande, 02 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, reapresentou na quarta-feira, 01, o projecto do Estádio Municipal do Tarrafal, no meio de protesto de moradores daquela comunidade.

Orlando Delgado explicou que o estádio do Tarrafal vai servir Ribeira Grande e que da forma que foi idealizada pode no futuro ter a prática de desporto a “nível internacional”.

“Hoje, poderíamos ter as máquinas já aqui para as pessoas terem a noção daquilo que vamos fazer. Não vamos executar o projecto de uma vez porque não temos recursos para isso” salientou.

Entretanto, Orlando Delgado garantiu que já assinou um contato com uma empresa para fazer primeiro a requalificação e drenagem de Tarrafal para depois avançar com as obras no estádio.

O autarca ribeira-grandense aproveitou o momento também para “pedir desculpas” e explicou aos moradores de Tarrafal o porquê da colocação de terra dentro do campo pelado da localidade.

É que, conforme o mesmo, a câmara solicitou uma proposta para levantar o piso em 1,70 metros e o mesmo ficou orçado em cinco mil contos, “só para encher o campo”.

“A intenção da câmara é aproveitar a terra, e uma vez que temos esse material dragado na ribeira e com esse material já diminuímos o custo que iriamos colocar lá” pontuou.

Orlando Delgado prosseguiu que “talvez o facto de não terem dado uma explicação inicial e as pessoas não conhecendo o projecto”, induziu as mesmas a pensar que de facto a edilidade estava a colocar entulho em Tarrafal.

“Reforçamos o pedido de desculpa e nos próximos dias teremos máquinas a movimentar para podermos encher e replainar o material que lá está para podermos fazer a parte de drenagem e iniciarmos com o nosso campo” prometeu.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de um projecto “exequível” que será feito em fases e que na próxima época desportiva os ribeira-grandenses “podem contar” com um espaço que permite jogar, “em princípio de terra batida”.

A socialização do projecto contou com a participação de vários ribeira-grandenses, principalmente os moradores de Tarrafal, que ao longo da apresentação “não se mostraram convencidos” com o mesmo.

O morador Sílvio Lima, por exemplo, frisou que pelas suas contas já tomou conhecimento de três projectos.

“Acho muito difícil alguém ceder a sua casa, pois na Ribeira Grande já não há espaço para ninguém ter um pedaço de chão. Fala-se muito deste campo, entretanto não vi nenhuma solução para os jovens amantes do futebol e não só praticarem desporto” indagou.

Em Agosto de 2020, na apresentação pública do estudo prévio, Orlando Delgado avançou que o projecto do Estádio Municipal do Tarrafal estava orçado em 115 mil contos.

“Neste momento temos cinco casas que já estão identificados e já estamos em processo negocial com os proprietários. Mas estas casas não impedem que avancemos com o projecto, mas se as tirarmos de lá teremos a possibilidade de alargar infra-estrutura”, acrescentou Orlando Delgado naquela ocasião, afirmando-se “muito convicto” na altura que o  projecto seria inaugurado “muito brevemente”.

O projecto do Estádio Municipal do Tarrafal foi desenhado pelo arquitecto António Jorge Delgado, também engloba uma requalificação futura da zona, sendo que o estádio contará com dimensões de 100X55 metros, com área de segurança da bancada de 7,5 metros de 2,5 metros do lado oposto às casas.

A lotação das bancadas será de 1.270 lugares sentados e vestiário, e, numa primeira fase, terá dois balneários uma para cada equipa e dois balneares para árbitros.

Contará ainda com duas instalações sanitárias para o público, um gabinete médico, sala de fisioterapia, sala de imprensa, tribunas de transmissão de rádio e televisão, bem como uma sala de conferência e ginásio.

LFS/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos