Santo Antão: Orlando Delgado diz-se orgulhoso com reabilitação urbana de Cruzinha

Ribeira Grande, 16 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), Orlando Delgado, afirmou hoje que está orgulhoso com a reabilitação urbana da localidade de Cruzinha, projecto que terá impacto na qualidade da oferta turística da localidade.

“Cruzinha é uma comunidade que nos orgulha e sem dúvida nós todos sabemos como era chegar aqui onde subíamos dois passos e descíamos um atrás” disse Orlando Delgado durante a cerimónia de inauguração da obra que custou, aproximadamente, 30 mil contos.

Orlando Delgado recordou que Cruzinha “era só terra e não tínhamos como circular a nível desta comunidade” explicou o autarca ribeira-grandense adiantando que, nos últimos três anos, além da requalificação, registaram-se avanços, também, no sector da energia com a construção de um posto de transformação.

“Antigamente energia eléctrica vinha de Chã de Igreja e chegava em baixa tensão. Hoje temos luz sem qualquer tipo de dificuldade, que permite pensar em outros projectos, tanto a nível turístico como da pesca”, frisou Orlando Delgado. 

A nível da reabilitação habitacional, o presidente da CMRG salientou que foram feitas mais de 50 intervenções em Cruzinha mas reconheceu que ainda são necessárias mais, pois, segundo o edil, mais investimentos nas habitações vai trazer “melhores condições” de habitabilidade na comunidade. 

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou que a inauguração da requalificação urbana de Cruzinha foi um momento “importante”. 

“Quisemos vir a Cruzinha associar-nos a vocês no vosso contentamento pela requalificação que foi aqui feito numa boa parceria, entre o Governo de Cabo Verde e a CMRG, e estamos a devolver aquilo que é um bom investimento”, enalteceu Ulisses Correia e Silva. 

Além disso, o chefe do Governo assegurou que é “necessário” ter mobilidade, estrada boa para a circulação.

“A estrada vai ser retomada para fazermos com que a circulação de pessoas e mercadorias seja feita da melhor forma, muito melhor daquilo que temos”, assegurou o primeiro-ministro. 

Para Ulisses Coreia e Silva esta iniciativa vai continuar virada para duas coisas, nomeadamente, a qualidade de vida das pessoas e, segundo mas com a mesma importância, fazer a economia funcionar, através da agricultura, da criação de gado e da melhoria das condições para a prática da pesca na zona e criar condições para o turismo estar cada vez mais presente.

“Cruzinha já está com alguns empreendimentos em curso, outros que podem vir a ser desenvolvidos porque quando a estrada chegar aqui vai criar mais atractividade e isso significa emprego e rendimento, que é o nosso ponto de chegada em qualquer investimento que o governo faz”, finalizou o governante. 

LFS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos