Porto Novo, 16 Set (Inforpress) – As obras do projecto de ligação de água domiciliária em Pico da Cruz, no Planalto Leste de Santo Antão, andam a “bom ritmo”, para alegria das 45 famílias que, brevemente, vão dispor de água canalizada em casa.
Segundo o delegado municipal de Pico da Cruz, Ademilson Graças, as obras, iniciadas há uma semana, decorrem “a bom ritmo”, esperando-se que, “em breve”, cada família nessa comunidade terá uma torneira em casa.
Trata-se de um projecto, cuja execução está a cargo da Câmara Municipal do Paul, que contou com o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do Programa Plataformas Locais para o Desenvolvimento.
“Cada casa uma torneira” é o propósito deste projecto de ligação de água domiciliária em Pico da Cruz, com o qual se pretende dotar cada família dessa localidade, a passar por dificuldades de abastecimento de água, de uma torneira em casa.
Esta iniciativa da edilidade paulense surge numa altura em que várias famílias no Planalto Leste dizem não possuir “mínimas condições” para ter água canalizada nas suas casas, revela um inquérito realizado no âmbito do projecto de abastecimento de água a esse planalto, financiado no quadro do II compact do Millenium Challange Account (MCA), em 250 mil contos.
O projecto, além de Pico da Cruz, abarca ainda povoados como Corda, Espongeiro, Lombo Figueira, Ribeirão Fundo, Lagoa.
JM/ZS
Inforpress/Fim