Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Municípios desejam fazer parte do processo de criação do selo de origem dos produtos

Porto Novo, 31 Dez (Inforpress) – Produtos de Santo Antão estão prestes a ter um selo de origem, que está a ser trabalhado com produtores agro-alimentares, artesãos e operadores turísticos, no quadro do projecto Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo (Raízes).

As câmaras de Santo Antão já manifestaram desejo de integrar o processo, numa altura em que está a ser ultimado, por parte da associação representativa dos municípios desta ilha, o processo de certificação do grogue e dos produtos transformados.

O presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, entende que a Associação dos Municípios de Santo Antão deveria liderar esse processo de criação do selo de origem para os produtos desta Ilha, por ser uma questão que diz respeito a todos os concelhos desta ilha.

Produtos “made in” Santo Antão, como grogue, queijo, café, doces e outros vão ter selo de origem que irá privilegiar as suas características distintivas, uma iniciativa que, segundo os promotores, vai contribuir para a valorização e promoção desses mesmos produtos.

“Com este selo, pretende-se que seja reconhecida, além-fronteiras, a qualidade dos produtos e serviços de Santo Antão, servindo como “uma marca distintiva da ilha”, garante a direcção do projecto Raízes.

O ano de 2020  deverá ficar, também, marcado pelo início do processo de certificação de produtos (grogue e outros) pelo  laboratório de Afonso Martinho, na Ribeira Grande, que está a ser equipado para o efeito.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, garante que o laboratório vai estar à disposição de Cabo Verde, estando esta associação a trabalhar com a IGAE para que este equipamento de análises e certificação de produtos esteja ao serviço do País.

JM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos