Santo Antão: Municípios desejam aprofundar cooperação bastante exemplar com Luxemburgo – autarca

Porto Novo, 26 Nov (Inforpress) – Luxemburgo tem “uma longa tradição de cooperação descentralizada” com Santo Antão, permitindo “grandes ganhos” e em vários domínios, cooperação essa que os municípios da ilha desejam aprofundar, declarou hoje o edil do Porto Novo.

“Uma cooperação bastante exemplar a todos os níveis, que gostaríamos de aprofundar”, avançou Aníbal Fonseca, a propósito de uma visita a Santo Antão, iniciada hoje, do encarregado de Negócios da Embaixada do Grão-ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Thomas Barbancey.

Conforme o presidente da câmara do Porto Novo, Luxemburgo tem “uma longa tradição de cooperação descentralizada” com Santo Antão que permitiu “ganhos” a nível de electrificação rural, educação, saúde e outros sectores, sendo que a visita do representante da cooperação luxemburguesa à esta ilha constitui “uma oportunidade” para se abordar os projectos em curso e em perspectivas para os três municípios.

Um dos projectos em andamento nesta ilha, que conta com o apoio da cooperação luxemburguesa, prende-se com a mobilização de água potável para o Planalto Norte, no Porto Novo que, segundo este autarca, vai beneficiar, nos primeiros três meses de 2021, 700 pessoas nessa localidade.

Há um outro projecto, que tem a ver com o turismo comunitário em Santo Antão, no âmbito do qual foram construídos perto de uma dezena de empreendimentos, um dos quais, a estalagem “Lilua”, no Planalto Norte, que foi visitado esta quinta-feira, pelo encarregado de negócios Thomas Barbancey.

O edil do Porto Novo aproveitou este primeiro dia da visita da delegação luxemburguesa, para falar do Fundo de Descentralização “já em andamento” em Cabo Verde, através do qual Porto Novo vai receber verbas que roda os 15 mil contos, para projectos de desenvolvimento local.

O encarregado de Negócios da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, recentemente empossado, enalteceu o facto de Santo Antão ter sido a primeira ilha a receber a sua visita, durante a qual pretende discutir com os presidentes das câmaras municipais de Santo Antão aspectos que visam aprofundar a cooperação com esta ilha.

JM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos