Santo Antão: MpD e ARG aprovam profissionalização de vereador da CMRG e PAICV abstém-se

Ponta do Sol, 21 Abr (Inforpress) — Os eleitos municipais do MpD e ARG votaram hoje a favor da proposta de profissionalização do vereador para o pelouro de Urbanismo, Requalificação das cidades e Gabinete Técnico da Câmara Municipal da Ribeira Grande, já o PAICV votou abstenção.

O líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD), Manuel Medina, justificou o voto favorável, afirmando que que o presidente da CMRG sentiu a “necessidade” de profissionalizar outro vereador e a bancada do MpD achou “normal” apoiar a decisão da edilidade.

“Quem sente a necessidade de reforço da equipa é o seu líder, e reiteramos toda a nossa confiança na reforma da sua equipa em prol da boa eficiência na gestão municipal”, acentuou.

Já a líder da Alternativa Ribeira Grande (ARG), Licínia Leite, disse que a sua bancada reconhece a importância do pelouro de Urbanismo, Requalificação das cidades, área que, a seu ver, “há muito deveria estar nas mãos de um vereador para aliviar o presidente”.

Por sua vez, o líder da bancada do Partido Africado da Independência de Cabo Verde (PAICV), Armindo Cruz, explicou que votou abstenção a proposta, por entender que a CMRG tem tido “dificuldades” financeiras e que qualquer profissionalização de um vereador implicaria cabimentação orçamental.

“Tal não foi orçado no orçamento de 2022 e no ano que estamos e tendo a vaga no gabinete técnico, ele poderia continuar como director do gabinete técnico e no próximo orçamento a proposta de profissionalização teria melhor enquadramento”, frisou.

Entretanto, Armindo da Cruz salientou que não tem “nada contra” a pessoa de Armando Mariano que, no seu entendimento já “habituou” Ribeira Grande com obras que engrandecem o concelho.

Sendo assim, Orlando Delgado passa a responder pelos pelouros de Planeamento Estratégico, Gestão socio-ecónomico, Finanças e Auditoria; Maria de Jesus Rodrigues assume os pelouros da Acçao Social, Educação e Relações Publicas.

As pastas do Desporto, Cultura, Formação Profissional e Protecção Civil ficam a cargo do vereador Paulo Rodrigues; enquanto o pelouro da Saúde e Ambiente ficam a cargo do vereador Rui Costa.

O pelouro da Juventude, Turismo, Empreendedorismo e Género ficam nas mãos da vereadora Sheila Andrade e a pasta de Urbanismo, Requalificação das Cidades e Gabinete Técnico fica a cargo do recém-eleito vereador profissionalizado Armando Mariano.

O vereador não profissionalizado Dirceu Rocha assume o pelouro de Ensino Superior.

LFS /JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos