Santo Antão/Monumentos e Sítios: Recuperação da Ponte Canal vai ser financiada com fundos do PRRA (c/áudio)

Ribeira Grande, 18 Abr (Inforpress) – O projecto para a recuperação da Ponte Canal, em Boca de Ambas-as-Ribeiras, no vale da Ribeira Grande, já está em elaboração e a sua implementação vai contar com fundos disponibilizados pelo Governo, no âmbito do PRRA.

Trata-se de um dos principais “ex libris” do concelho da Ribeira Grande, que apresenta “preocupantes sinais de degradação”, mas cuja recuperação já tem “luz verde” com recursos disponibilizados no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), num montante previsto de 30 mil contos.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, manifestou-se satisfeito com a disponibilização dessa verba que dará satisfação a “uma grande preocupação” da autarquia, mas também a uma antiga reivindicação da sociedade civil ribeira-grandense.

Em Setembro de 2017, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, tinha assumido a Ponte Canal como “um monumento que faz parte do imaginário, da história e da imagem visual do município da Ribeira Grande” e previa a sua recuperação em 2018.

Contudo, só este ano (2019) parece estarem criadas as condições para a realização das obras de recuperação desse “importante monumento” do concelho da Ribeira Grande, “muito acarinhado” pelos munícipes.

A Ponte Canal é uma infra-estrutura hidráulica constituída, na parte superior, por uma levada que leva a água de uma margem para a outra dessa ribeira, para a irrigação das explorações agrícolas nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e de Boca de Coruja.

Foi edificada no ano de 1956 sob a direcção do engenheiro indiano Kenkró em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que, por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano, conforme descrição feita pelos técnicos envolvidos no projecto de recuperação dessa infra-estrutura.

O projecto de reabilitação da Ponte Canal está a ser elaborado por técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC), em colaboração com a equipa técnica da Câmara Municipal da Ribeira Grande, com assessoria da Universidade de Aveiro.


HF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos