Santo Antão/Monumentos e sítios: Município da Ribeira Grande está na fase de classificação do património construído (c/áudio)

Ribeira Grande, 19 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande já procedeu ao levantamento de todo o património edificado no concelho e está, agora, na segunda fase do projecto que consiste na classificação desse património.

“Estamos na segunda fase que consiste na classificação dos edifícios considerados património municipal, bem como daqueles que consideramos património nacional”, disse o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado.

A exemplificar as infra-estruturas identificadas na lista de patrimónios municipais, o edil ribeira-grandense citou os casos dos cemitérios de Judeus, da Ponte Canal, das Igrejas Matrizes das quatro freguesias, o edifício da câmara municipal, a casa Serra e alguns edifícios dos centros históricos das cidades da Ribeira Grande e da Ponta do Sol.

O desembarcadouro de Boca de Pistola, enquanto primeira infra-estrutura de acesso ao mar construído na ilha de Santo Antão, também é apresentado como património municipal pelo seu valor histórico, numa lista em que constam cerca de 30 infra-estruturas classificadas como património municipal, de onde sairão algumas que serão candidatas a património nacional.

“Neste momento o documento está em processo de discussão e de um trabalho mais apurado para definirmos os que são patrimónios municipais e os que são nacionais”, explicou Orlando Delgado, adiantando que o levantamento foi submetido e aprovado pela Assembleia Municipal local e será enviado ao Governo.

A recuperação desse património requer avultados recursos que a câmara não dispõe mas o presidente Orlando Delgado garante que a edilidade “está no processo de mobilização dos necessários recursos” embora com a consciência de que esses trabalhos não poderão ser feitos ao mesmo tempo.

Para este ano o Governo, no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), já disponibilizou os montantes necessários para a recuperação da Ponte Canal, da Casa Paroquial de Nossa Senhora do Rosário e da capela de São Miguel Arcanjo, no Tarrafal da cidade da Ribeira Grande.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos