Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Missão do IPC analisa Ponte Canal e outros projectos identificados no âmbito do PRRA

Ribeira Grande, 17 Jun (Inforpress) – O presidente do Instituto do Património Cultual (IPC), Hamilton Jair Fernandes, chefia uma missão técnica que chega hoje a Santo Antão para fazer o levantamento e diagnóstico do estado de conservação da Ponte Canal.

A equipa liderada por Hamilton Jair Fernandes inclui especialistas cabo-verdianos e portugueses, vindos da Universidade do Porto, da área da conservação de estruturas, e durante três dias vão avaliar as condições para a recuperação desse património.

A reabilitação de Ponte Canal é uma antiga reivindicação das autoridades e população santantonenses que temiam a derrocada dessa infra-estrutura que é considerada um “ex libris” do concelho da Ribeira Grande e cuja recuperação já tem um orçamento de 30 mil contos financiado no quadro do Eixo IV do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade – PRRA.

Ponte Canal é uma infra-estrutura hidráulica, construída no ano de 1956, que alberga na parte superior, uma levada, que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades de Boca de Ambas-as-Ribeiras e Boca de Coruja.

Foi edificado em alvenaria de pedra e argamassa erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano.

A antiga Casa Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, situada no centro histórico da cidade da Ribeira Grande, é outro património que vai merecer a atenção especializada dessa missão técnica e tem recuperação financiada, também pelo PRRA, no montante de 24 mil contos.

Durante a sua estada na ilha, a missão técnica do IPC terá encontros com as equipas das câmaras municipais da Ribeira Grande e do Paul, e estão, igualmente, previstas sessões de apresentação dos projectos em curso a nível nacional e, particularmente, em Santo Antão.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos