Santo Antão: Ministro diz que Governo tem objectivo claro de posicionar Santo Antão Triangle Trail nos circuitos internacionais

Porto Novo, 09 Dez (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, anunciou hoje, em Santo Antão, que o Governo pretende, “a muito breve trecho”, posicionar o Santo Antão Triangle Trail como um dos circuitos internacionais de trail.

Carlos Monteiro fez o anuncio durante o acto de lançamento do Santo Antão Triangle Trail, a quarta etapa do Cabo Verde Trail Series, em que participam 125 atletas de várias nacionalidades.

O governante disse ter constatado que, em relação a 2020 e anos anteriores, tem havido agora em 2021, em todas as etapas do Cabo Verde Trail Series, “um engajamento muito maior” dos atletas nacionais, o que tem permitido dar qualidade ao evento, e destacou a presença, em Santo Antão, de atletas internacionais.

“Em relação a 2020 e anos transactos, tem havido um engajamento muito maior dos atletas nacionais e isso nos permite ter uma competição de qualidade. Temos agora a presença de atletas estrangeiros para conseguirmos, de facto, ter uma competição de nível internacional”, sublinhou o governante.

Em 2022, o Cabo Verde Trail Series vai continuar estando agendadas cinco etapas a começar em Abril pela ilha do Fogo que oferece, segundo o ministro, “uma atractividade muito grande” para ajudar a posicionar Cabo Verde a nível internacional na modalidade do trail de montanha.

A aposta de Cabo Verde no trail de montanha promove uma modalidade que já tinha alguns praticantes informais e contribui para diversificar a oferta turística no País, avançou a mesma fonte.

O trail é uma competição desportiva associada à componente turística, actividade que tem contribuído para promover as economias locais, acrescentou o ministro que responde pela área do desporto.  

Conforme a organização, que está a cargo da empresa InTontum e do Instituto do Desporto e da Juventude de Cabo Verde, além dos 125 atletas nacionais e internacionais, dos quais se destacam consagrados nomes oriundos de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Canadá, a competição terá ainda a participação de 200 caminheiros e 360 crianças com idades entre os 04 e os 12 anos.

Do programa do Santo Antão Triangle Trail constam as provas de trail curto, trail longo e ultra trail, caminhadas, kids run e a gala Cabo Verde Trail Series para homenagear os vencedores e distinguir o principal parceiro do projecto.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos