Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Ministro da Economia Marítima anuncia complexo de pesca para Ponta do Sol (c/áudio)

Ponta do Sol, 24 Jun (Inforpress) – O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, anunciou hoje, na Ponta do Sol, a construção de um complexo de pesca naquela cidade como segunda fase do projecto de reabilitação da Boca-de-Pistola.

“Numa segunda fase teremos um complexo de pesca para permitir que barcos semi-industriais possam descarregar na Ponta do Sol”, disse Paulo Veiga, notando que essa será a forma de aumentar a capacidade e a autonomia da pesca na Ponta do Sol.

Paulo Veiga, que presidia à cerimónia de lançamento da primeira-pedra para a requalificação do desembarcadouro da Boca-de-Pistola, disse que as obras que vão arrancar na próxima semana constituem o início e um novo começo para um lugar que “tem uma história e uma importância imensuráveis para a ilha de Santo Antão”.

“Queremos que continue a ter essa importância e vamos desenvolvê-lo nesse sentido”, afirmou Paulo Veiga, reconhecendo que esta primeira fase é uma reivindicação que “já passou do tempo de ser implementado”, mas garantiu que “a segunda fase será logo a seguir”.

A primeira fase, lançada hoje, consiste na reconstrução do que existia e no melhoramento das condições de descarga e tratamento do pescado, um investimento de 70 mil contos e com prazo de execução de oito meses.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, recorreu ao ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” para manifestar a sua satisfação por esta obra que tem vindo a ser pedida pela população da Ponta do Sol e pelas autoridades locais, há perto de 18 anos, e hoje foi lançado um projecto maior do que aquilo que foi inicialmente pedido.

“Nós, na altura, sonhávamos com um pequeno projecto para a recuperação do arrastadouro”, reconheceu Orlando Delgado, satisfeito por constatar que o projecto hoje lançado na Ponta do Sol é “um grande projecto que vai ter em conta outras valências, que não só a pesca”, nomeadamente, o tratamento do pescado e o turismo.

Durante a sua estada em Santo Antão, o ministro Paulo Veiga fez a entrega de ‘kits’ às peixeiras de Ponta do Sol que participaram numa formação em tratamento, transformação e conservação de pescado.

A visita de Paulo Veiga serviu, igualmente, para o governante fazer a entrega de ‘kits’ de pintura aos jovens que participaram numa formação de pintura de construção civil, além de presidir à cerimónia de lançamento da primeira pedra do projecto de requalificação de Poçom, no bairro do Tarrafal, na cidade da Ribeira Grande.

HF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos