Santo Antão: Ministro da Administração Interna inaugura novo edifício da Esquadra Policial do Paul

Cidade das Pombas, Paul, 28 Nov (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, inaugurou hoje, no Paul, o novo edifício da Esquadra Policial local que albergará, além da Ordem Pública, a futura Esquadra de Trânsito e a emissão de passaportes electrónicos.

O ministro Paulo Rocha manifestou-se orgulhoso por estar a inaugurar “uma obra tão importante para o Paul, para a sua população e para a Polícia Nacional” e fez uma retrospectiva para recordar que a construção da esquadra do Paul foi uma decisão assumida durante a sua primeira visita a Santo Antão, enquanto ministro, ainda em 2016.

“Foi um compromisso assumido desde a primeira hora, quando visitamos as antigas instalações da Esquadra da Polícia, na zona do Paul de baixo, um edifício onde o mar entrava pelo quintal e saía pela porta da frente”, disse o ministro, explicando que não podia deixar de assumir, de pronto, esse desafio, já que a situação então vivida era “um atentado à saúde das pessoas, à dignidade de quem ali trabalhava, da instituição Polícia Nacional e do próprio município”.

Paulo Rocha destacou a parceria da Câmara Municipal do Paul que cedeu um espaço temporário para acolher o funcionamento da Polícia Nacional, “que não podia continuar na velha instalação”, e cedeu um terreno na zona nobre da cidade das Pombas para a construção de um edifício de raiz, moderno, que custou cerca de 45 mil contos.

As novas instalações da Esquadra Policial do Paul foram projectadas para acolher, não só, os actuais serviços prestados pala Polícia Nacional, mas também a futura Esquadra de Trânsito da ilha de Santo Antão, cuja instalação está prevista para finais de 2021, além da Direcção de Estrangeiros e Fronteiras e do serviço de emissão de passaportes electrónicos que estará disponível assim que o novo equipamento, em fase de aquisição, chegar ao País.

O director nacional da Polícia Nacional, Emanuel Moreno, disse aos jornalistas que “hoje é um grande dia para a Polícia Nacional”, tendo em conta que se cumpriu o desafio de criar melhores condições, sobretudo, para o efectivo policial naquele município.

“É um compromisso que agora chega ao fim, dando maior dignidade à Polícia Nacional, mas também aos efectivos”, disse Emanuel Moreno, constatando que na nova infra-estrutura “existem todas as condições para poderem laborar e dar satisfação às demandas da população”.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo Martins, destacou a importância dessa infra-estrutura para o Paul e para os paulenses, e congratulou-se com a parceria entre os poderes central e local que potenciaram a construção desse edifício.

HF/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos