Santo Antão: Ministra garante que estão a ser criadas condições para conclusão dos estudos técnicos do aeroporto

Porto Novo, 11 Abr (Inforpress) – Os estudos para a construção do aeroporto de Santo Antão, em curso desde 2016, ainda “levam muito tempo” mas “as condições básicas” estão a ser criadas para a conclusão desses mesmos estudos, segundo a ministra das Infraestruturas.

“Os estudos estão em curso, levam muito tempo, mas os dados estão a ser recolhidos periodicamente para criarmos as condições básicas para termos os estudos técnicos”, explicou, quarta-feira, no Parlamento, Eunice Silva, durante o debate sobre a infra-estruturação do país.

Além da construção do aeroporto, o Governo anunciou, recentemente, a realização dos estudos para avaliar as condições de ampliação do porto do Porto Novo, mas, em relação a isso, a ministra, que responde ainda pelas áreas de ordenamento do território e habitação, não avançou quaisquer informações.

Quanto ao futuro aeroporto de Santo Antão, os estudos, iniciados há três anos, com levantamentos orográficos, prosseguem, nesta altura, com a recolha, por uma estação automática, de dados atmosféricos relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações.

A estação, instalada, em 2017, nas imediações de Ponte Sul/Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, provável localização do aeroporto, tem possibilitado à equipa pluridisciplinar, responsável pela elaboração dos estudos, recolher dados atmosféricos que possam permitir a implantação da obra.

A ASA (Aeroportos e Segurança Área) garante que os dados recolhidos, até agora, no âmbito dos estudos são “bem animadores e positivos”.

Numa visita a Santo Antão, em finais de Março, o vice-primeiro-ministro informou que o Governo e as câmaras municipais de Santo Antão estão “a trabalhar” com o sector privado para “viabilizar” o aeroporto desta ilha.

Santo Antão não tem ligação área desde 2003, quando o então governo decidiu pelo fecho do aeródromo da Ponta do Sol, por não haver aviões para operar nessa pista, com menos de 600 metros de cumprimento.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos