Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Luz eléctrica entre “principais preocupações” de moradores de Espadaná, Matinho e Moroços – representante

Porto Novo, 14 Jul(Inforpress) – A ausência de luz eléctrica e necessidade de se requalificar a estrada de acesso a Espadaná, Moroços e Matinho, no Planalto Leste, em Santo Antão, constituem, nesta altura, as “principais preocupações” dos habitantes destas localidades. 

Quem o diz é o porta-voz das populações, Domingos Morais, para quem, no caso da luz eléctrica, aguardada há quatro anos, os habitantes dessas comunidades começam “a perder esperança na concretização deste sonho”.

“Há quatro anos que está à espera. Em Novembro, esteve cá o então presidente da Electra (Empresa de Electricidade é Água) que prometeu que, brevemente, a luz chegaria em Espadaná, Matinho e Moroços. Oito meses depois ainda nem um sinal do projecto”, diz Dominguinhas Morais.

As pessoas que residem nesses povoados começam “a perder esperança” na realização do sonho de ter luz eléctrica em casa, segundo a mesma fonte, lembrando que muitas famílias chegaram a efectuar instalações nas suas casas à espera de energia eléctrica.

Em relação à estrada, Domingos Morais explicou que a população local gostaria de ver construída, na zona de Boca de Ribeira, uma ponte para evitar que, quando chove, a via de acesso fique cortada, deixando isolados esses sítios.

A Electra, através do director região norte do arquipélago, Osvaldino Silva, promete iniciar “brevemente” a electrificação e Espadaná, Moroços e Matinho, que fazem parte de um grupo muito reduzido de povoados em Santo Antão ainda sem luz eléctrica. 

O projecto de electrificação desses povoados, orçado em cinco mil, consiste na instalação de quatro quilómetros de rede de baixa tensão.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos