Cidade das Pombas, Paul, 01 Dez (Inforpress) – A Filial de Santo Antão do Racionalismo Cristão, no Paul, promoveu, este sábado, o lançamento do livro “convicto do que sou como racionalista cristão”, dedicado ao seu fundador e presidente astral, Manuel Nobre Martins.
Trata-se de uma compilação de depoimentos sobre a vida e obra de Manuel Nobre Martins, organizada por um grupo de paulenses, para assinalar os 70 anos da fundação daquela Filial do Racionalismo Cristão que vinha sendo comemorado desde 2016 no Centro da cidade das Pombas.
A apresentação da obra esteve a cargo da Professora Marina Ramos que, em declarações à Inforpress no final da cerimónia, referiu-se à obra como “um livro que compila vários depoimentos sobre a vida e a obra de um homem que se doou à filosofia racionalista cristão”.
“Se nos enquadrarmos dentro dessa filosofia diremos que Manuel Nobre Martins é um iluminado que encarnou para dar continuidade ao desenvolvimento da humanidade”, disse Marina Ramos, que destaca a coincidência de “um homem de espírito humanista, de tolerância, de respeito e de solidariedade” ter vivido durante um período conturbado de guerras e fomes.
Segundo Marina Ramos, este livro além de reflectir sobre Manuel Nobre Martins, “é uma lição de vida e um exemplo que os jovens devem ter de como se deve ser e agir nas relações humanas” e constitui, igualmente, “um exemplo de como se deve ser na condução das almas, ou dos espíritos”.
O presidente da Filial de Santo Antão do Racionalismo Cristão, no Paul, Feliciano do Rosário, disse à Inforpress que a filosofia racionalista cristã foi fundada em Santo Antão por volta de 1946 razão porque as comemorações dos 70 anos da presença dessa filosofia na ilha arrancaram em 2016 com um vasto programa que culminou com o lançamento desse livro.
HF/CP
Inforpress/Fim