Santo Antão: líder do PAICV exorta Governo a “reforçar imediatamente” programas de apoio às famílias vulneráveis (c/áudio)

Porto Novo, 15 Abr (Inforpress) – A presidente do PAICV (oposição) exortou, hoje, em Santo Antão, o Governo a “reforçar imediatamente” os programas sociais de apoio às famílias vulneráveis, sobretudo nas ilhas mais fustigadas pela seca, como é o caso de Santo Antão.

“Importa resolver a questão da água e ração para o gado, mas, sobretudo, é preciso que as famílias tenham rendimentos mínimos para que possam ultrapassar esta situação especial de emergência que atravessam”, avançou Janira Hopffer Almada, insistindo na necessidade do reforço dos programas de assistência às famílias, mormente nas ilhas mais fustigadas pela seca.

A presidente do PAICV, que falava à imprensa durante uma visita à Lagoa do Planalto Leste, uma das zonas mais atingidas pela seca em Santo Antão, sugeriu ao Governo ” a estabelecer prioridades e fazer opções,” devendo, “neste moimento, cortar, imediatamente, despesas que sejam supérfluas e realocar as verbas aos programas sociais de apoio às famílias”, nomeadamente nas ilhas mais atingidas pela seca.

Se o PAICV estivesse no poder “era isso que faria”, notou a líder da oposição que, desde sábado, está de visita a Santo Antão, para avaliar a situação social reinante nesta ilha, cuja população passa, a seu ver, por “profundas dificuldades”.

É necessário resolver as situações de emergência originadas pela seca, mas também, no entender de Janira Hopffer Almada, é preciso preparar o país para enfrentar as situações de seca, investigando na modernização da agricultura e na promoção de uma pecuária semi-industrial.

A líder do maior partido da oposição em Cabo Verde termina, esta terça-feira, 16, a visita de quatro dias a Santo Antão, com uma deslocação ao Planalto Norte do Porto Novo, também muito assolado pela seca.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos