Santo Antão: Líder associativo diz que seca dos últimos anos está a deixar aflitos criadores de gado no Planalto Leste

Porto Novo, 07 Jun (Inforpress) – A seca que, há quatro anos, atinge a ilha de Santo Antão levou ao desaparecimento de toda a espécie forrageira e está a deixar “aflitos” os criadores de gado no Planalto Leste.

A constatação é do líder da Associação Comunitária Luz Viva, de Lagoa, no Planalto Leste, Aristides Morais, que disse à Inforpress que, apesar do programa de bonificação da ração por parte do Governo, em 30 por cento (%), os criadores de gado, sobretudo em Lagoa e arredores, estão a braços para salvar os seus animais.

Aristides Morais avisou que há criadores que estão a enfrentar “muitas dificuldades” para salvarem os seus animais, declarando que estes quatro anos de seca está a ter “efeitos extremamente negativos” na actividade pecuária nesta zona.

Mesmo com a bonificação da ração e com o apoio das câmaras municipais no transporte da ração, os criadores têm problemas na aquisição do alimento para os seus animais, que dificilmente poderão resistir a mais um ano de seca.

“Queira a Deus que chova este ano porque os criadores de gado não têm condições para suportar mais um ano de seca”, notou este responsável, realçando o papel das associações comunitárias no apoio aos pastores, mais precisamente no transporte da ração.

Entretanto, os criadores de gado em toda a ilha de Santo Antão têm estado a queixar-se da “má qualidade” da ração comercializado pelas empresas do sector.

O representante da Associação de Criadores de Gado do Porto Novo, Romeu Rodrigues, informou que a classe está preocupada com a “má qualidade” da ração animal disponível e que até é subsidiado pelo Governo no âmbito do programa de mitigação dos efeitos da seca.

O próprio primeiro-ministro, na sua recente visita a Santo Antão, reconheceu que Cabo Verde enfrenta nesta altura “uma situação de seca severa, a pior dos últimos 37 anos” que está a ter efeitos a nível da agricultura, da pecuária e do abastecimento de água.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos