Porto Novo, 12 Abr (Inforpress) – O lançamento do Ano Internacional das Montanhas, hoje no parque natural de Cova/Ribeira da Torre/Paul, no Planalto Leste, em Santo Antão, marca o ponto alto da visita do Presidente da República a esta ilha.
José Maria Neves disse que o seu propósito é aproveitar o acto para, a partir de Santo Antão, “sensibilizar os santantonenses e os cabo-verdianos para a necessidade de aproveitarmos todas as riquezas e potencialidades que as montanhas oferecem”.
“E nada melhor fazer isso a partir da ilha das montanhas”, declarou o Presidente da República, que aproveita a sua estada na ilha para dirigir, ainda hoje, uma conferência sobre o tema “A montanha e biodiversidade”, com a participação de alunos dos liceus de Coculi e Suzete Delgado.
A cerimónia do lançamento do Ano Internacional das Montanhas tem lugar no parque natural de Cova/Ribeira da Torre/Paul, que é considerado o maior centro de biodiversidade de plantas endémicas de Cabo Verde, com 36 espécies, dos quais 16 estão na “lista vermelha” no País.
Este parque recebeu, em 2019, o prémio internacional Melina Mercouri da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para a salvaguarda e gestão de paisagens culturais, galardão que, segundo o Governo, abre a “possibilidade” de algumas regiões desta ilha ser classificadas como património da humanidade.
O Presidente da República decidiu “abraçar” esta iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para “sensibilizar o País para “a necessidade de proteger a biodiversidade, visando garantir o bem-estar das comunidades montanhosas e das planícies, mediante uma conservação e desenvolvimento sustentáveis”.
A agenda de quatro dias de José Maria Neves em Santo Antão, além de visitas de cortesia aos presidentes das câmaras municipais, destaca, ainda, deslocações a empreendimentos que valorizam a protecção ambiental.
JM/AA
Inforpress/Fim