Santo Antão: Laboratório do Hospital Regional João Morais conta com mais de 90 dadores de sangue 

Ribeira Grande, 14 Jun (Inforpress) – A responsável pelo Laboratório Ulisses Fonseca do Hospital Regional João Morais, na Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, disse que esta unidade hospitalar conta com mais de 90 dadores de sangue activos.

Gertrudes Santos, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Mundial do Doador de Sangue, que hoje se assinala, enfatizou que a Região Sanitária de Santo Antão é uma “referência” nacional em doação de sangue, pois, segundo a mesma, os dadores estão “sempre” de “prontidão” para a dádiva de sangue.

“Aqui na Ribeira Grande temos uma parceria com o Hospital Baptista de Sousa de São Vicente, em que fazemos pelo menos duas vezes por ano uma campanha programada que visa reforçar a reserva de sangue dos dois hospitais e também caso alguma outra região necessitar” explicou.

Para assinalar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Gertrudes Santos frisou que o laboratório Ulisses Fonseca programou para o próximo sábado, 18, uma passeata pelas principais artérias da cidade da Ribeira Grande.

Uma forma que, segundo a mesma fonte, visa chamar a atenção para a “importância” de doar sangue.

Consta ainda do programa, de acordo com Gertrudes Santos, uma conversa aberta com os dadores activos e também a apresentação da página do laboratório numa rede social para “facilitar” a comunicação com os doadores.

“Agradeço aos dadores de sangue e aproveito para apelar às pessoas a doarem sangue, pois, trata-se de um bem precioso que salva vidas” lançou o repto.

Liciane da Luz, que é dadora de sangue desde 2012, disse foi incentivada a doar sangue pelo falecido técnico do laboratório Ulisses Fonseca.

“Depois vi que se tratava de um acto de sobrevivência porque meses depois o hospital estava a necessitar urgente de sangue, então de prontidão fui doar” pontuou.

Já outra dadora, Maria Pinto disse que desde 2010 pratica o acto.

“Sempre tive medo de agulha, mas depois descobri que poderia ser útil à sociedade e a mim mesma e decidi ser dadora de sangue” acentuou.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos