Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: IPC aborda autarquias sobre candidatura do parque Cova/Paul/Ribeira da Torre a património mundial

Porto Novo, 03 Dez (Inforpress) – A candidatura do parque natural Cova/Paul/Ribeira da Torre, em Santo Antão, a património mundial é um assunto sobre o qual o Instituto do Património Cultural (IPC) já está a abordar com as câmaras municipais, desta ilha.

Quem o diz é o presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Jair Fernandes, que esteve em Santo Antão, no início desta semana, para participar num seminário que marcou o encerramento do projecto das redes locais para o turismo sustentável e inclusivo de Santo Antão (Raízes) e foi uma oportunidade que aproveitou para abordar essa questão com os presidentes das câmaras municipais, desta ilha.

Hamilton Fernandes, que esteve em Santo Antão para falar das estratégias de valorização do parque natural Cova/Paul/Ribeira da Torre, galardoado, há um ano, com o prémio Melina Mercouri para a salvaguarda e gestão de paisagens culturais, disse ter abordado com os presidentes das câmaras municipais e com a Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), a possibilidade de se “pensar, a médio prazo”, a candidatura desta área protegia a património mundial.

Cabo Verde é o sétimo país a conquistar o prémio Melina Mercouri e três dos sítios que receberam esta distinção, por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), acabaram por integrar a lista dos bens classificados a património mundial, informou o presidente do IPC.

Acredita, por isso, que este parque, que é um património misto (cultural e natural), inscrito na lista indicativa de Cabo Verde para a Unesco, desde 2004, tem “todas as características” para ser classificado a património mundial.

A inscrição do parque Cova/Paul/Ribeira da Torre na lista indicativa de Cabo Verde para a Unesco é o passo que antecede a inscrição na lista para património mundial, na categoria paisagem cultural ou paisagem mista, que deve acontecer até 2024, segundo a previsão do presidente do IPC.

Este parque natural, que ocupa uma área de 2.092 hectares, abrangendo os três concelhos da ilha de Santo Antão, possui uma grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endémicas, constituindo um dos centros de maior diversidade de espécies de plantas endémicas em todo o arquipélago.

Para Hamilton Fernandes, o prémio atribuído em Novembro de 2019 e a inclusão desta zona na lista de património mundial da Unesco, que pode acontecer dentro de quatro anos, abre a possibilidade de se desenvolver em Santo Antão “um turismo de alto valor acrescentado”.

O IPC prepara, nesta altura, a implementação do prémio Melina Mercouri, cujo projecto já foi socializado com as associações locais, e que consiste na preservação e valorização deste parque natural, com a realização de um conjunto de acções participativas e de consciencialização, envolvendo os parceiros que actuam na gestão desta reserva.

O prémio internacional Melina Mercouri foi instituído em 1995, pela Unesco, em homenagem à antiga ministra da Cultura da Grécia, “acérrima defensora da conservação integrada de paisagens culturais”, com o propósito de premiar iniciativas sustentáveis de salvaguarda e melhoria das paisagens culturais a nível mundial.

A Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA) atribuiu, em Dezembro de 2019, “menção honrosa” àqueles que estiveram envolvidos no processo de candidatura do parque Cova/Paul/Ribeira da Torre ao prémio Melina Mercouri e tem exortado o Governo “a continuar a investir” na valorização dos parques naturais desta ilha.

Santo Antão tem cinco áreas protegidas: os parques naturais terrestres da Cova/Paul/Ribeira da Torre, de Moroços e de Tope de Coroa, o parque marinho da Cruzinha e a paisagem natural das Pombas.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos