Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Instalação de uma unidade de produção de vinhos no Planalto Leste continua nos planos da Amupal

Porto Novo, 28 Mai (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, continua à procura de parceiros com vista à montagem de uma unidade de produção de vinhos nessa localidade, segundo a presidente desta associação, Josefa Sousa.

A Amupal, que já tem em andamento um projecto de transformação de frutas, tem a esperança em conseguir o financiamento para a instalação dessa unidade, à volta de dois mil contos, uma iniciativa que, segundo Josefa Sousa, “tem tudo para dar certo”.

O propósito é, segundo a Amupal, aproveitar “uma importante” produção de uvas que, todos os anos, se perde no Planalto Leste, zona também conhecida pela “grande quantidade” de maça e marmelo que produz.

Com o apoio da organização-governamental Atelier Mar (São Vicente) e da cooperação portuguesa, a Amupal conseguiu implementar um projecto de transformação de frutas e produção de licores, produtos que vão estar expostos, pelo segundo ano consecutivo, na feira agro-pecuária de Santo Antão, em Junho, no Porto Novo.

No caso da produção de vinho, apesar das dificuldades na mobilização de parceiros, essa associação, que possui no seu seio “dezenas” de mulheres, não desiste do projecto, avançou Josefa Sousa, explicando que a intenção é, numa primeira fase, produzir para os turistas que chegam, diariamente, ao Planalto Leste.

O projecto, além da unidade de produção, consiste ainda na recuperação dos terrenos e na construção de um pomar, revitalizando, assim, o cultivo de uvas no Planalto Leste.

Para ocupar as mulheres do Planalto Leste, na sua maioria desempregadas, a Amupal, além do projecto de transformação de frutas, abriu também uma unidade turística em Águas das Caldeiras e pensa apostar, ainda, numa sala de corte e costura.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos