Santo Antão: Indústria de pozolanas vai ser “realidade brevemente” – primeiro-ministro

Porto Novo, 02 Mar (Inforpress) – A indústria de pozolanas em Santo Antão, que está paralisada desde 2013, vai ser relançada no decorrer deste ano de 2023, conforme garantias dadas quarta-feira, no Porto Novo, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“A indústria de pozolanas será realidade brevemente em Santo Antão”, avançou o chefe do Governo, no arranque de uma visita de quatro dias à ilha, que, além do conselho de ministros descentralizado, vai ser marcado por um conjunto de visitas e inaugurações de projectos e obras do Governo de Cabo Verde.

Os autarcas da ilha têm a expectativa de que a produção do cimento pozolânico seja retomada no decurso deste ano, aguardando pelo anúncio do Governo sobre o “parceiro estratégico” para esta indústria, que está paralisada há uma década, com o encerramento da unidade pelos antigos investidores por alegadas “dificuldades económicas”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse acreditar que, dentro de pouco tempo, será anunciado o novo investidor para esta indústria cimenteira, que se localiza neste município.

A empresa portuguesa Cimpor, que nos anos 90 teria manifestado interesse nas pozolanas do Porto Novo, tem sido apontada como o mais provável “parceiro estratégico” do Governo para a retoma da exploração deste recurso natural, abundante em Santo Antão.

O grupo Mauritanienne de Construction e d’Equipement (MCE) formalizou também o interesse em investir nesta indústria.

O chefe do Governo explicou que o seu executivo perspectiva o crescimento económico de Santo Antão gerado a partir do turismo, das pescas e da agricultura, mas também da indústria das pozolanas, anunciando “brevemente” a retoma da cimenteira.

Nesta deslocação a Santo Antão, Ulisses Correia e Silva, tem na agenda a inauguração e lançamento de projectos com destaque para a consignação das obras requalificação da Estrada Ponta do Sol – Fontainhas e as inaugurações da estrada Esponjeiro – Lagoa, do sistema de abastecimento e água ao Planalto Norte e do aterro sanitário controlado intermunicipal.

O lançamento da empresa Águas de Santo Antão e do Projecto Integrado de Pontinha de Janela e Penedo constam ainda do programa de visita, iniciado com uma conferência sobre o desenvolvimento de Santo Antão.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos