Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Incêndio deflagra na zona de Cova

Porto Novo, 10 Jun (Inforpress) – Um incêndio deflagrou na tarde de hoje, na zona agrícola de Cova, no Planalto Leste, Santo Antão, numa área pertencente ao parque natural Cova/Ribeira da Torre/Paul.

A informação foi avançada à Inforpress pelo comandante dos bombeiros voluntários do Porto Novo, Balbino Gomes, que adiantou que as chamas, deflagradas a partir de uma habitação tradicional, acabaram por atingir uma área florestal inferior a um hectare.

O fogo deflagrou na habitação coberta de palha e ventos fortes que se fazem sentir no Planalto Leste contribuíram  para o alastramento das chamas, acabando por atingir algumas plantações e uma parte da floresta.

Graças à pronta intervenção dos bombeiros e de populares, o incêndio foi extinto pouco depois de ter deflagrado, evitando assim danos maiores, avançou a mesma fonte. 

Santo Antão está a ser fustigado por ventos fortes que estão a condicionar a faina pesqueira e a afectar plantações agrícolas em algumas zonas.

A zona de Cova, que recebe, em Julho, um fórum sobre ambiente, numa iniciativa da organização não-governamental Young Talent, com sede em Santo Antão, pertence a um parque natural considerado o maior centro de biodiversidade de plantas endémicas em Cabo Verde.

O parque Cova/Ribeira da Torre/Paul recebeu, em 2019, o prémio internacional Melina Mercouri, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para a salvaguarda e gestão de paisagens culturais.

Este galardão, segundo o Governo, abre a “possibilidade” de este parque e outras regiões da ilha de Santo Antão serem classificadas como património da humanidade.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos